domingo, 9 de março de 2014

Como Dirigir Com Segurança Sob Chuva

Dicas: Como dirigir com segurança sob chuva.
Dicas como dirigir com segurança sob chuva

 Dirigir sob chuva pode ser assustador e se for a noite ainda pode ser muito pior, os faróis dos outros veículos, o embaçamento dos vidros, fazem aumentar o risco de algum acidente. Iremos aqui dar algumas dicas simples que podem ajudar a melhorar a condução nestas condições.

1- Dirija todo o tempo com as duas mãos ao volante pois toda a atenção deve ser redobrada, mantenha celulares e qualquer outro tipo de distração fora do seu campo de visão. Apesar do foco da direção ser a frente, não esquecer de verificar os retrovisores para que você tenha uma visão de 360 graus de tudo o que está se passando pois, nestas condições podem haver fios de postes soltos, poças d'agua, galhos de árvores caídos etc.

2- Acenda os faróis mesmo durante o dia, isto fará com que você possa ver com mais facilidade o que está a frente de você fazendo ao mesmo tempo que os motoristas te enxerguem com mais facilidade.

3- Manter uma distância segura do carro a sua frente. Uma distância segura seria de mais ou menos 5 carros. Você nunca sabe o que os motoristas a sua frente irão fazer.

4- Dirija com uma velocidade igual ou inferior ao qual você está acostumado dirigir.
5- As condições dos pneus está diretamente ligada a velocidade em que você irá dirigir, quanto pior estiver os pneus, mais devagar você deverá guiar.

6- Esteja ciente do risco de aquaplanagem pois conforme a quantidade de chuva e condições da pista, existe a formação de poças d’agua que ocasionarão a perda de tração dos pneus. Durante a aquaplanagem, nunca faça movimentos bruscos.

7- Não ande por estradas inundadas, além do risco do motor morrer, existe o risco do seu veículo flutuar e você sair da estrada.

8- Ligar o desembaçador assim que começar a embaçar, com o ar condicionado é bem rápido, para veículos que não possuem este opcional, talvez limpar o para-brisas com um pano seja mais rápido do que apenas ligar o desembaçador.

9- Tenha em mente que os freios são prejudicados com a chuva, pois ao molhar há uma perda de eficiência e aderência dos pneus.

10- Usar um produto que repele a água nos para-brisas, vidros laterais e espelhos aumentarão a visibilidade e segurança em sua condução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário